terça-feira, 3 de novembro de 2015

O que é mais importante? Um Roadmap ou a Visão

Este mês eu comemorei meu primeiro ano na WSO2, confesso que o trabalho é tanto e tão intenso, mas ao mesmo tempo tão compensador (sim, é uma startup e gosto disso :) ) que realmente parece que foi ontem.

Neste ano, além de alguns projetos interessantes que fechamos, sempre com a Ajuda de Deus, tentamos levar aos nossos clientes um pouco de uma lição importante que eu aprendi neste ano: Na minha ótica a "Visão de Futuro é muito mais importante que o Roamap", antes de achar que eu estou sendo redundante, por favor continue a leitura, e você entenderá o que eu quero dizer.

Um dos, se não o maior diferencial da WSO2 é trabalhar orientada sempre em impulsionar a inovação de nossos clientes, e como pensar pequeno e grande dá o mesmo trabalho, a gente sempre faz nosso melhor para estudar e amadurecer idéias e insights para gerar diferencias e inovação para estes clientes.

Visão de Futuro

Não importa em qual área, é muito importante para empresas líderes, continuarem a criar tendências, e obviamente para os desafiantes poderem quebrar o "status-quo" é mais importante ainda caminhar em buscar de inovação e de mudanças. Nem tudo acaba em Pizza para Domino's que superou seus concorrentes, numa mudança de comportamento nos últimos 3 anos, exatamente buscando por inovação. Sem falar das emblemáticas mudanças de mercado aplicados por Netflix sobre Blockbuster, e falando de Brasil : HotelUrbano sobre Decolar.com.

Nem todas as inovações estão em tecnologia, mas claro, uma mudança de posicionamento de mercado, ou uma campanha publicitária, deve ser amparada por uma estratégia tecnológica, para que milhões não vão para o ralo, ou ainda pior: Para a concorrência.

A missão de se reinventar a cada dia deve ser o pavimento que liga a estrada para a visão de futuro, talvez, sua empresa não tenha a capacidade de tornar o plano final de sua estratégia por uma limitação  tecnológica, social ou etc; mas é importante você manter sua visão.



E quando falamos de futuro, é impossível não pensar no presente, e atualmente um dos assuntos mais populares  é a regulamentação do Uber no Brasil, eu faço questão e perguntar para taxistas, profissionais ligados a indústria e motoristas do Uber as opiniões deles. Em São Paulo, parece estar mais resolvido, mas é um assunto polêmico, e já vi várias conversas de taxistas dizendo que "O Uber está tirando o ganha pão deles", ao mesmo tempo já vi motoristas de Uber super felizes com o conceito, e honestamente ganhando seu dinheiro; e já vi um taxista em Belo Horizonte, me dizer que tem um Taxi e um Uber (Uma Alta Disponibilidade Social [ outro post ] ).

Pois bem amigos, uma assunto interessante que poucos motoristas do Uber não sabem, principalmente no Brasil, é que a relação de amor com o Uber terá uma data para acabar! Calma, isto não será agora, entretanto quanto o Uber tiver 100% de segurança na tecnologia dos carros autônomos (sem motoristas), para que ter 20-30% da corrida, se eles podem ter 100%? E gerar um crescimento exponencial a ponto de remodelar a estrutura de transporte em todo o mundo?



Usei o Uber, para falar o quanto é importante ter a Visão para onde se quer chegar, independente do que você tenha que executar enquanto você ainda não chegou onde quer. Por mais que esta realidade, seja daqui a 10-20 anos, é importante você imaginar o "que você quer ser quando crescer!".

Visão de Futuro vs Roadmap

Eu já trabalhei em algumas outras fabricantes de Software, e em muitos casos já vi inúmeras vezes Roadmaps falharem, até aí é normal, é mais ou menos como falhar uma entrega de release de um software, mas já vi muitas empresas falharem em sua visão, e isso, eu acredito que as próximas gerações de CIOs ou C-Levels em geral, não deverão perdoar. Se distancias da sua visão do futuro, é mais ou menos como mudar sua identidade.

Quando eu vi a WSO2 pela primeira vez, eu a vi como meu concorrente, e depois vi como meu empregador, e desde o primeiro instante me intrigou a visão de futuro desta empresa, e o quanto a orientação a manter sua visão mais importante que um roadmap escrito a "sangue", traz benefícios sem tamanho para seus clientes.

Quando alguém me pergunta a definição da WSO2 em 170 caracteres eu respondo: "É a companhia que torna as pessoas, empresas e seus negócios conectados". Para isto, cerca de 20 produtos fazem parte da plataforma construída sobre o mesmo codebase (Carbon), que é parte da visão de possuir uma plataforma resiliente de componentes que a medida que mudamos a combinação destas peças, nós alcançamos novos produtos e novos componentes.

O fato de mantermos nossa plataforma 100% opensource, permite que tenhamos um grande número de feedbacks, e que clientes possam ter a prova que algo pode funcionar de forma simples, ou se tiverem que falhar, que isto também seja rápido, e para aqueles que não podem perder tempo nem dinheiro possam ter nosso suporte e garantia que as coisas continuem da melhor forma possível.

Sendo assim, eu consigo perceber que a visão da empresa é ter sempre um Core de Tecnologias que possam atender as demandas reais de clientes, focando no que faz diferença no dia-a-dia, mantendo a consistência e coexistência do que temos e investimos com o que o mercado está fazendo e buscando. Não temos tempo, para ter por exemplo 3-4 produto internos concorrendo entre si, pelo contrário, temos 3-4 produtos, que de acordo com as combinações, podem gerar: 8, 10..12 novos produtos.

Por este motivo, nós estamos readaptando alguns componentes de nossa plataforma (produtos), e preparando novos para continuar nossa Visão de Futuro que é "Conectar" não importa o que e como, mas estaremos nesse papel de ponte (middleware), ligando mundos, tecnologias e pessoas.



Entre estas adaptações, estarei falando em breve em alguns novos posts, sobre tudo que estamos  "aprontando" em casa, mas por hora, vale falar um pouco sobre nossa nova plataforma de Cloud, que é baseada no Google K8S (Kubernetes), mas claro, adicionando nossos "suplementos(whey protein, bacias etc :) ) ",  que em resumo, é a um gerenciador de containers (Docker). Qual a notoriedade do Docker há 4 anos atrás, comparado ao OpenStack? Qual a será o papel dos hypervisors e o líder de mercado neste segmento, já que os containers inevitávelmente tomarão conta dos datacenters de alguma maneira? Longe de mim, dizer que alguma empresa irá morrer, mas se algumas delas não se reinventarem, além de não droparem a onda, podem sim ser consumida por empresas menores, e que tem uma grande chance de inovar, por terem e estarem sob estruturas resilientes.

O que restou para algumas empresas de Virtualização (ótimas, boas ou péssimas), é tentar recuperar o tempo perdido, e não perder sua participação de Market share, para novas empresas que chegam forte, ou mesmo, abandonar seus roadmaps originais para remodelarem sua visão com base na demanda de mercado.

Conclusão

Temos lições importantes aprendidas com o mercado em geral, e as histórias de sucesso e fracasso, se repetem mais frequente que finais de pares românticos de novelas brasileiras, se você tem um desafio pela frente, busque a visão do que ou quem você quer ser, e procure empresas que possam estar alinhadas também com este objetivo.

Neste post eu tentei cobrir a questão de visão e roadmap, e compartilhar a minha percepção aprendida neste primeiro ano de WSO2. O mercado está mudando numa velocidade tremenda, há sempre uma forma de recomeçar uma história ou projeto, e se você está nesse momento, pense grande, determine sua visão de futuro: Quem você será quando crescer? Tenha certeza que você terá novos clientes, aqueles que você não tem hoje, e se você recomeçar sua estratégia, que seja antes do fim, e lembre-se: "Tudo tem começo e o meio, e o fim só existe para quem não percebe o recomeço", reinvente-se!


PS - Uso Uber e o 99Taxis, sendo este último para mim a melhor app no segmento, e ainda com uma grande atenção aos feedbacks de seus usuários!


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